Dólar segue perdendo valor globalmente e cai ao nível mais baixo desde 2022
Moeda americana atinge menor valor em mais de um ano em meio a tensões sobre política monetária dos EUA. Euro e outras moedas ganham força enquanto investidores buscam refúgio em ativos europeus.
Desvalorização do Dólar continua nesta segunda-feira (21), atingindo o nível mais baixo desde 2022.
O índice ICE, que mede a moeda americana em relação a outras moedas, chegou a 97,92, mas recuperou parte da perda para 98,25 por volta das 10h30.
A desvalorização foi impulsionada pela crítica de Donald Trump à política monetária de Jerome Powell, gerando temores sobre uma mudança na presidência do Fed.
Krishna Guha, vice-presidente da Evercore ISI, analisou que o mercado está sinalizando a perda de confiança na política econômica dos EUA.
Enquanto isso, várias moedas estão valorizando-se. O euro subiu 1,3% em relação ao dólar, assim como o Iene japonês e o Franco suíço.
O Financial Times apontou um aumento simultâneo do euro e dos títulos alemães, indicando uma "fuga de capitais" para a dívida da zona do euro devido à turbulência comercial.
A relação entre títulos alemães e o euro, que normalmente se movimentam em direções opostas, se manteve após o acordo de gastos do país no mês passado. O euro subiu cerca de 5% em relação ao dólar, enquanto os custos de empréstimos nos EUA estão 2 pontos percentuais acima dos da Alemanha.