Dólar seguirá em alta? Como a tarifa de 50% de Trump deve impactar moeda no Brasil
Mercado reage à nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e dólar apresenta leve alta. As incertezas em torno das negociações entre Brasil e EUA podem impactar a cotação da moeda americana nos próximos dias.
Tarifas de 50% sobre produtos brasileiros foram anunciadas ontem pelo presidente Donald Trump.
O mercado está atento à reação do dólar perante o real. Às 16h (horário de Brasília), a moeda americana subia 0,9%, cotada a R$ 5,55, mas ainda abaixo da abertura de R$ 5,60.
Essa movimentação contrasta com a queda de 12% do dólar no primeiro semestre, que já avança 1,3% em julho.
José Faria Junior, da Wagner Investimentos, alerta sobre o aumento da incerteza: “A situação será tratada e, se o dólar romper a máxima de ontem, é melhor aguardar para venda”, diz.
Danilo Coelho, economista, prevê avanço do dólar em curto prazo, com pressão sobre o governo brasileiro para negociações com os EUA, mas com dúvidas sobre sua efetividade.
Kevin Oliveira, da Blue 3, afirma que, se as tarifas entrarem em vigor em agosto, os lucros das empresas podem ser afetados, gerando mais inflação. “O Brasil tem mais a perder do que a ganhar”, conclui.
Marcos Weigt, do Travelex Bank, acredita que a valorização do dólar dependerá das negociações nos próximos dias, e que os exportadores agirão rapidamente antes das tarifas começarem.