Donald Trump anuncia acordo comercial com o Reino Unido
Acordo comercial visa fortalecer laços econômicos entre os países e deve focar em setores estratégicos como automobilístico e metalúrgico. O governo britânico também busca reduzir tarifas sobre produtos americanos em troca de concessions no comércio digital.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou um acordo comercial com o Reino Unido nesta 5ª feira (8.mai.2025). Este é o 1º acordo bilateral desde a suspensão de tarifas a 185 países.
Trump afirmou que o acordo é abrangente e fortalecerá as relações entre os dois países. Ele também mencionou que outros acordos estão em negociação.
A Casa Branca fará um pronunciamento às 10h (horário local) sobre o tema.
O governo britânico espera que as negociações foquem nos setores automobilístico e metalúrgico. Na guerra comercial inicial, Trump taxou componentes em até 25%, mas atualmente mantém um imposto global de 10%.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, quer reduzir tarifas nos setores de farmácia e aeroespacial.
Como possível contraponto, o Reino Unido considera diminuir a alíquota sobre serviços digitais e taxas sobre carne, frutos do mar e carros.
Informações do New York Times indicam que o governo Trump também está finalizando negócios com Israel e Índia, e continua conversando com Japão, Coreia do Sul e Vietnã.