Donald Trump diz que negociação sobre programa nuclear iraniano ‘vai dar certo’
Trump enfatiza sanções contra o Irã e busca acordo para supervisão nuclear. Em visita ao Oriente Médio, presidente dos EUA destaca a importância da cooperação internacional na aplicação das medidas.
Donald Trump pediu aplicação rigorosa das sanções dos EUA contra o Irã, durante visita ao Oriente Médio nesta quarta-feira (14).
O presidente expressou esperança de um acordo para supervisionar o programa nuclear iraniano, após diálogo com o líder do Catar, aliado tanto do Irã quanto de seus inimigos.
Trump afirmou: “Quanto ao Irã, tenho o pressentimento de que vai dar certo”, em Doha.
Os EUA realizaram quatro rodadas de negociações com o Irã, em meio a ameaças de Israel de atacar instalações nucleares iranianas.
Na terça-feira, durante cúpula com países do Conselho de Cooperação do Golfo em Riade, o presidente declarou: “Quero fechar um acordo com o Irã. Quero fazer algo, se possível”.
Ele solicitou que “todas as nações” unam-se aos EUA na “aplicação total e completa das sanções” impostas ao Irã.
Os EUA sancionaram entidades ligadas à indústria petrolífera e ao programa nuclear iraniano, além de se retirarem do acordo de 2015 que visava supervisionar este programa.
A retirada tornou o acordo praticamente nulo, e sanções severas foram impostas a países que importassem petróleo iraniano.
Com informações da AFP