HOME FEEDBACK

Donald Trump está aberto à possibilidade de conversar com Putin e Zelensky, afirma Casa Branca

Trump demonstra abertura para diálogo com Zelensky enquanto se prepara para cúpula com Putin. A possibilidade de um encontro triplo levanta preocupações sobre a falta de envolvimento direto da Ucrânia nas negociações de paz.

Trump aberto a conversas com Zelensky: A Casa Branca anunciou que Donald Trump está disposto a dialogar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas a cúpula será bilateral por enquanto.

A presença de Zelensky é "absolutamente possível", mas qualquer evento com ele provavelmente ocorrerá após a conversa entre Trump e Putin.

Reações à cúpula: Zelensky criticou o encontro em local distante da guerra, afirmando que "os ucranianos não entregarão sua terra ao ocupante".

Líderes europeus (França, Itália, Alemanha, Polônia, Reino Unido e Comissão Europeia) apoiam a posição de Kiev: "O caminho para a paz na Ucrânia não pode ser decidido sem a Ucrânia".

Especulações sobre negociações de troca de territórios surgiram, com Trump sugerindo um acordo que poderia incluir "trocas de território para o bem de ambos". Esse ponto gerou preocupação entre aliados europeus e foi rechaçado por Zelensky.

A diplomacia em torno da cúpula do Alasca é complexa e imprevisível, refletindo a "dança diplomática" da administração Trump, considerada uma aposta de alto risco para o presidente americano.

O encontro segue a visita do enviado especial de Trump, Steve Witkoff, a Moscou, onde se reuniu com Putin.

Leia mais em jovem-pan