HOME FEEDBACK

Dow Jones Futuro cai após Trump anunciar tarifas mais altas sobre alguns países

Mercados futuros reagem a incertezas tarifárias enquanto investidores esperam por negociações. Expectativa de acordos pacifica os temores iniciais em relação às novas tarifas de Donald Trump.

Índices futuros de Nova York operam mistos nesta terça-feira (8), à medida que a ansiedade em relação às novas tarifas anunciadas por Donald Trump cede espaço à expectativa de acordo.

Investidores contam com um desfecho negociado, já que Trump demonstrou abertura para diálogo e postergou a entrada em vigor das tarifas até pelo menos 1º de agosto, sinalizando que as medidas podem ser suavizadas.

No início da semana, as ações caíram após Trump ameaçar tarifas de 25% a 40% a 14 países, incluindo Japão, Coreia do Sul, Malásia, África do Sul e Indonésia.

Trump também mencionou uma tarifa adicional de 10% para países que se alinham com políticas “antiamericanas” dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China). Contudo, os investidores mantêm a esperança de que o pior já tenha passado, apostando que a próxima temporada de balanços impulsione o S&P 500 a novas máximas históricas.

Desempenho dos Mercados Futuros:

  • Mercados da Ásia-Pacífico fecharam em alta.
  • Tarifas de 25% aplicar-se-ão a produtos do Japão, Coreia do Sul, Malásia, Cazaquistão e Tunísia a partir de 1º de agosto.
  • Indonésia enfrentará taxa de 32%, Bangladesh 35%, e Camboja e Tailândia 36%.

Os mercados europeus estão sem direção definida, enquanto aguardam negociações entre a União Europeia e os EUA. A falta de um novo cronograma de tarifas pode facilitar o avanço das conversas.

Mercados de petróleo recuam após alta de quase 2%, devido à avaliação das tarifas dos EUA e aumento de produção da OPEP+. Enquanto isso, os preços do minério de ferro na China sobem amid incertezas tarifárias.

(Com Reuters e Bloomberg)

Leia mais em infomoney