Dow Jones Futuro cai com temor de recessão e expectativa por decisão de juros nos EUA
Investidores monitoram dados econômicos e a possibilidade de cortes nas taxas de juros enquanto se preocupam com a saúde da economia dos EUA. Comentários do secretário do Tesouro acentuam o nervosismo sobre uma possível recessão.
Dow Jones Futuro recua com temor de recessão e expectativa pela decisão de juros nos EUA.
Os índices futuros dos EUA estão em baixa nesta segunda-feira (17). Investidores aguardam a reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) nesta semana. A expectativa é de que o Federal Reserve (Fed) mantenha a taxa de juros entre 4,25% e 4,50%. Contudo, o mercado já prevê cortes a partir de junho, com probabilidade de 57,7% para um corte de 25 pontos-base.
Comentários do secretário do Tesouro, Scott Bessent, sobre a recessão também impactam o mercado. Ele afirmou que não há “nenhuma garantia” de que os EUA evitarão essa situação. Isso acontece uma semana após o presidente Donald Trump não descartar a possibilidade.
Dados de vendas no varejo e manufatura, previstos para hoje, são cruciais para entender a saúde da economia americana antes da decisão do Fed.
Desempenho dos mercados:
- Ásia-Pacífico: alta, após a China anunciar medidas para estimular o consumo.
- Europa: maior parte em alta, impulsionada pelo plano da Alemanha para aumento do endividamento estatal.
Índices europeus:
- FTSE 100 (Reino Unido): +0,02%
- DAX (Alemanha): -0,11%
- CAC 40 (França): -0,04%
- FTSE MIB (Itália): +0,09%
- STOXX 600: +0,11%
Preços do petróleo: estão subindo após os EUA prometerem continuar ataques aos houthis do Iémen. Otimismo sobre a demanda da China também contribui para a alta.
Minério de ferro: cotações recuam com dados imobiliários da China aumentando preocupações sobre demanda.
(Com Reuters e Bloomberg)