Dow Jones Futuro recua à espera de definições sobre tarifas de Trump
Investidores aguardam discursos e dados econômicos enquanto se preparam para as novas tarifas comerciais de Trump. Mercados globais reagem com alta, apesar da pressão sobre os preços do petróleo e do minério de ferro.
Índices futuros dos EUA operam em baixa nesta terça-feira (1), enquanto o mercado aguarda esclarecimentos do presidente Donald Trump sobre sua política tarifária, que entra em vigor amanhã.
Trump já impôs tarifas sobre Canadá, México e China, além de setores como automóveis, aço e alumínio. Novas tarifas sobre cobre podem ser anunciadas em breve, e o presidente ameaça taxar importações de produtos farmacêuticos, semicondutores e madeira.
Investidores estão atentos a dados de manufatura de março, vagas de emprego do relatório JOLTs e relatórios sobre gastos com construção.
Desempenho dos mercados:
- Ásia-Pacífico: Fecharam em alta, recuperando-se de forte liquidação anterior.
- Europa: Mercados operam em alta, com ampla recuperação antes das tarifas de Trump.
Hoje, a presidente do BCE, Christine Lagarde, e o membro do conselho Philip Lane discursam em Frankfurt, enquanto dados da zona do euro sobre inflação, PMI industrial e taxa de desemprego são divulgados.
O FTSE 100 (Reino Unido) subiu 0,72%, DAX (Alemanha) subiu 1,17%, CAC 40 (França) subiu 0,82%, FTSE MIB (Itália) subiu 0,84% e o STOXX 600 subiu 0,91%.
Os preços do petróleo operam em baixa, com preocupações sobre o impacto de uma guerra comercial no crescimento global superando os temores sobre o fornecimento devido às ameaças de tarifas secundárias ao petróleo russo e ataques ao Irã.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, impulsionadas pela crescente demanda na segunda maior economia do mundo.
(Com Reuters e Bloomberg)