Dow Jones Futuro recua após Trump anunciar demissão da diretora do Fed, Lisa Cook
Mercados globais reagem a tensões políticas nos EUA e ameaças tarifárias de Donald Trump. A demissão da diretora do Fed e o encontro com a Coreia do Sul intensificam a incerteza nos investimentos.
Índices futuros de Nova York operam em queda nesta terça-feira (26) devido à intervenção de Donald Trump no Federal Reserve.
Trump anunciou, na noite de segunda-feira (25), ter demitido a diretora do Fed, Lisa Cook, acusando-a de fraude hipotecária. Cook respondeu que não renunciará e que a disputa pode ir à Justiça.
No mesmo dia, Trump se reuniu com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, mas não houve mudanças no acordo comercial vigente, que mantém tarifas de 15% sobre importações. A Korean Air anunciou investimentos significativos, comprando 103 aeronaves da Boeing.
Nos mercados asiáticos, houve queda nas bolsas, preocupados com a retórica tarifária de Trump, que sugeriu tarifas de até 200% contra a China se restrições não forem suspensas.
Na Europa, os mercados abriram em forte queda, com o índice CAC 40 da bolsa de Paris recuando mais de 2%, diante da incerteza política no país, após oposição não apoiar o voto de confiança do primeiro-ministro François Bayrou.
Os preços do petróleo estão em baixa, monitorando a situação da Rússia-Ucrânia. Cotações do minério de ferro na China também fecharam em baixa, afetadas pelas novas ameaças tarifárias de Trump.
(Com Reuters e Bloomberg)