Dow Jones Futuro recua com cautela antes de dados de inflação e balanços
Investidores monitoram dados de inflação enquanto temporada de balanços acelera nos EUA. Ações de grandes bancos se destacam em meio à pressão sobre cortes de juros e inflação persistente.
Índices futuros dos EUA operam em baixa nesta quarta-feira (16), à espera dos dados de inflação ao produtor (PPI). Isso ocorre um dia após o índice de preços ao consumidor (CPI) ter levado o mercado a reduzir apostas em cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed).
A temporada de balanços nos EUA começou forte, com o JPMorgan e o Citigroup superando expectativas na terça-feira. Destaques de hoje incluem os resultados de Goldman Sachs, Morgan Stanley e Bank of America.
O mercado reavalia a inflação após o CPI de junho acelerar, sinalizando impacto de tarifas. Espera-se que o Fed mantenha os juros em julho e possivelmente em setembro, apesar das pressões de Trump por cortes.
Discursos de representantes de bancos centrais estão agendados, incluindo o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, e o governador do Fed, Michael Barr.
Desempenho dos mercados:
- Mercados da Ásia-Pacífico fecharam em sua maioria com baixa, após acordo comercial preliminar de Trump com a Indonésia.
- Mercados europeus operam em queda, pressionados por inflação persistente e preocupações com semicondutores.
- Ações da Renault despencaram 16% após redução de projeção para 2025.
Preços do petróleo avançam com otimismo em relação à demanda estável nos EUA e na China. Já as cotações do minério de ferro na China fecharam em alta.
(Com Reuters e Bloomberg)