Dow Jones Futuro sobe após Trump impor tarifa de 25% sobre importação de automóveis
Mercados refletem a instabilidade econômica gerada pela nova tarifa de 25% sobre importações de automóveis. Investidores aguardam dados importantes sobre o emprego e a inflação nesta semana.
Índices futuros dos EUA operam de forma mista nesta quinta-feira (27), em meio à insegurança gerada pela decisão do presidente Donald Trump de impor uma tarifa de 25% sobre a importação de automóveis.
A medida, formalizada na quarta-feira, aumenta as preocupações com o crescimento econômico e leva investidores a reduzir exposição a ativos de risco. As tarifas entrarão em vigor em 2 de abril e a arrecadação começa em 3 de abril.
Os investidores estão atentos aos pedidos de auxílio-desemprego a serem divulgados hoje e à leitura de março do índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE) na sexta-feira, que é o principal indicador de inflação do Federal Reserve (Fed).
Se mantidas, as tarifas podem elevar os custos em milhares de dólares para os veículos nos EUA, onde quase 50% dos carros vendidos no ano passado foram importados.
Os investidores também aguardam tarifas recíprocas a serem anunciadas na próxima semana. Trump indicou que as medidas podem não corresponder exatamente às taxas prometidas.
Desempenho dos mercados:
- Mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista, avaliando as novas tarifas.
- Mercados europeus operam no vermelho, reagindo aos anúncios de Trump.
- Montadoras europeias exportaram cerca de 800.000 veículos para os EUA no ano passado.
- Preços do petróleo operam em baixa, assimilando o impacto das tarifas.
- Cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, impulsionadas pela demanda sazonal.
(Com Reuters e Bloomberg)