Dua Lipa e mais de 400 artistas cobram regras mais rigorosas para a IA no Reino Unido
Artistas britânicos alertam sobre riscos à propriedade intelectual em meio a mudanças nas regras de IA. Mais de 400 criadores assinam carta pedindo proteção contra o uso não autorizado de suas obras.
Artistas do Reino Unido, como Paul McCartney, Elton John e Dua Lipa, solicitaram ao primeiro-ministro Keir Starmer que fortifique as proteções de direitos autorais antes de uma votação crucial sobre as regras de inteligência artificial na próxima semana.
Mais de 400 signatários, incluindo Kate Bush, Ian McKellen e Simon Rattle, assinaram uma carta aberta, alertando sobre como as mudanças legislativas propostas ameaçam os criadores com “anos de roubo de direitos autorais”.
Na carta, afirmam: “Perderemos uma imensa oportunidade de crescimento se entregarmos nosso trabalho a um punhado de poderosas empresas de tecnologia estrangeiras, afetando nossa renda futura”.
A carta foi divulgada enquanto a Câmara dos Lordes se prepara para votar, na segunda-feira, uma emenda ao projeto de lei de dados. Essa emenda exigiria que as empresas informassem os proprietários de direitos autorais quando seus trabalhos fossem utilizados por modelos de inteligência artificial.
A emenda também permitiria que empresas e artistas “responsabilizassem a IA pelo roubo em massa de obras criativas”, conforme mencionado pelos signatários.
Atualmente, o governo do Reino Unido planeja permitir que as empresas de IA treinem software em trabalhos protegidos por direitos autorais sem permissão, a menos que o proprietário opte por não fazê-lo.
Ministros tentaram acalmar a oposição com uma avaliação do impacto econômico e relatórios sobre a transparência. Entretanto, os signatários rejeitaram as concessões.
Veja mais em bloomberg.com.