HOME FEEDBACK

Duolingo aposta em IA e dobra número de cursos, mesmo sob críticas

Duolingo expande sua oferta de idiomas com 148 novos cursos, aproveitando inteligência artificial generativa. A iniciativa gera debate sobre a qualidade do ensinamento e a substituição de trabalho humano pela tecnologia.

Duolingo amplia oferta de cursos com IA

O Duolingo lançou **148 novos cursos**, dobrando o número disponível, utilizando a **inteligência artificial generativa**. Essa estratégia "AI-first" visa **acelerar a criação de conteúdo**, mas preocupa sobre a **qualidade do ensino** e o impacto no **emprego humano**.

Os novos cursos permitem que falantes de **espanhol, português e línguas europeias** aprendam **japonês, coreano e chinês**, enquanto falantes de **línguas asiáticas** poderão estudar idiomas populares não-ingleses. A maioria dos novos conteúdos é para **nível iniciante**.

Essa é a maior expansão do Duolingo, podendo alcançar **mais de um bilhão de aprendizes**. O CEO, Luis von Ahn, destacou que **12 anos** foram necessários para criar os primeiros 100 cursos, enquanto a IA agora permite uma criação *muito mais rápida*.

No entanto, houve críticas de usuários sobre a perspectiva de **quantidade** em detrimento da **qualidade**. Alguns ameaçaram cancelar suas assinaturas devido a mudanças percebidas no aplicativo.

Apesar disso, um porta-voz afirmou que profissionais humanos ainda **participam da criação de conteúdo** e que a qualidade continua sendo testada rigorosamente. Não há, segundo ele, evidências significativas de aumento de erros na IA.

A empresa anunciou que continuará avaliando e otimizando o uso da IA, sem planos imediatos de **redução de funcionários**. O foco é na **inovação** e criação de novos conteúdos, incluindo um recente curso de **xadrez**, desenvolvido com a ajuda da tecnologia.

Leia mais em o-globo