Durigan pede experiência e comprometimento social a relatores da reforma do Imposto de Renda
Dario Durigan destaca a importância de relator experiente e comprometido com justiça social na reforma do Imposto de Renda. O governo busca um diálogo produtivo no Congresso para garantir a aprovação da proposta.
Secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, defende que os relatores da reforma do Imposto de Renda (IR) tenham experiência em tributação e compromisso com a justiça social.
Os nomes dos relatores ainda não foram divulgados pelos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.
Durigan afirmou que é essencial abrir um diálogo com o Congresso e ter relatores com liderança, conhecimento do tema e experiência em reforma tributária.
Ele acredita que com bons relatores e um diálogo produtivo, a proposta avançará no Parlamento:
- "Se a gente já tem um ponto de contato designado na Câmara, depois no Senado, temos meio caminho andado para a aprovação."
O relator da reforma na Câmara deve ser indicado por Hugo Motta após sua viagem ao Japão.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que os relatores devem estar à altura do tema, visto que a reforma do IR é a principal aposta do governo Lula para 2025-2026.
A equipe econômica quer aprovar a isenção de IR para salários até R$ 5 mil mensais, compensada pelo imposto mínimo efetivo de 10% sobre rendas acima de R$ 600 mil anuais.