Durigan vê espaço para queda da Selic “em breve” com recuo da inflação
Dario Durigan acredita que a desaceleração dos índices inflacionários pode permitir uma redução da Selic em breve. O secretário-executivo destacou a solidez dos fundamentos econômicos do Brasil sob a gestão do governo Lula.
Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, anunciou que o cenário macroeconômico pode permitir uma reversão em breve do ciclo de alta da Selic, atualmente em 15% ao ano.
Em evento no BNDES, no Rio de Janeiro, Durigan destacou a desaceleração dos indicadores inflacionários, sinalizando uma possível revisão da política monetária.
“A inflação começa a cair”, disse, referindo-se aos dados de maio e junho que mostram sinais de redução. Ele acredita que isso poderá facilitar a redução das taxas de juros.
Embora não tenha comentado diretamente sobre as ações do Banco Central, Durigan reafirmou que os fundamentos econômicos do Brasil são positivos e sustentam uma mudança de cenário.
Durigan defendeu a política econômica do governo Lula, afirmando que o país tem experimentado crescimento consistente desde o início do mandato.
Em relação à crise envolvendo o decreto do IOF, Durigan expressou apoio ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ressaltou que a ação do governo no STF busca preservar competências do Executivo, e não tem conotação política ou econômica.
Durigan também reconheceu as prerrogativas do Congresso, afirmando que a derrubada do decreto foi uma decisão de mérito.
Num tom conciliador, ele abordou a crise institucional e os ruídos entre os poderes, ressaltando que faz parte da democracia e do diálogo.