HOME FEEDBACK

“É cortar os pulsos”, diz Marinho sobre Selic em 2 dígitos até 2026

Marinho contesta previsões de alta da Selic e defende uma abordagem mais racional para o controle da inflação. Ministro critica a dependência excessiva da taxa de juros para influenciar preços, especialmente no setor alimentício.

Ministro do Trabalho critica projeções de juros

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou nesta 2ª feira (30.jun.2025) a projeção do mercado financeiro sobre a taxa Selic, que deve terminar 2026 em 12,5% ao ano.

A Selic, atualmente em 15%, permaneceria em patamares de 2 dígitos, o que Marinho considerou alarmante: “É cortar os pulsos se acontecer isso”, declarou o ministro.

Marinho comentou os dados de emprego de maio, que mostraram a criação de 148.992 postos com carteira assinada, um aumento de 6,76% em relação ao mesmo mês de 2024.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Marinho expressou esperança de “mais juízo” no Banco Central, ressaltando que aumentar os juros “não é inteligente” e “sacrifica” a sociedade.

Ele também argumentou que “nem tudo interfere pelos juros” e que a variação dos preços, especialmente dos alimentos, depende de fatores como sazonalidade e condições climáticas.

Finalmente, Marinho defendeu que o juro-base “não pode ser” a única variável para conter a inflação e sugeriu um “pacto” para aumentar a produção.

Leia mais em poder360