HOME FEEDBACK

É falso que a filha de Barroso mora nos EUA e será deportada

Filha do ministro do STF, Luna Barroso, esclarece que não mora nos EUA e não será deportada. Informações equivocadas circulam nas redes sociais sobre sua situação.

A filha do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), não mora nos Estados Unidos e, portanto, não será deportada, conforme afirmam publicações equivocados nas redes sociais.

Luna van Brussel Barroso cursou pós-graduação na Universidade de Yale entre 2022 e 2023 e retornou ao Brasil no mesmo ano. Atualmente, é doutoranda em Direito Constitucional na USP e advogada no escritório Barroso Fontelles.

Na sexta-feira, 18, o secretário de Estado do governo Trump, Marco Rubio, anunciou a revogação do visto do ministro Alexandre de Moraes, além de seus aliados na Corte e familiares diretos. Publicações nas redes sociais errôneas afirmaram que Luna teria que deixar os EUA imediatamente.

Embora Rubio não tenha especificado quem eram os aliados de Moraes, fontes do Estadão apuraram que a lista inclui sete integrantes do STF, exceto André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques.

Rubio declarou que o governo Trump responsabilizará cidadãos estrangeiros que censurarem a liberdade de expressão nos EUA, citando a ação de Moraes contra Jair Bolsonaro como a causa da medida.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro agradeceu a Trump e Rubio pela decisão, sugerindo que mais ações poderiam ser tomadas contra Moraes e autoridades brasileiras.

O governo Lula reagiu à revogação dos vistos, afirmando que a interferência de um país no sistema de Justiça de outro é “inaceitável” e fere os princípios de respeito e soberania.

Leia mais em estadao