É mais fácil o ‘nós contra eles’ do que enfrentar o caos tributário, diz a Duquesa de Tax
Governo Lula enfrenta resistência no Congresso sobre reforma tributária, intensificando a polarização política. A colunista Maria Carolina Gontijo critica a falta de ação efetiva e a precariedade do sistema tributário brasileiro.
Derrota do governo Lula no Congresso sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) intensifica a retórica do “nós contra eles”, que deve crescer até as eleições de 2026.
O presidente Lula e o ministro da Fazenda Fernando Haddad argumentam que os mais ricos reagem negativamente ao serem chamados a contribuir mais, defendendo a ideia de justiça tributária para aliviar os pobres.
No programa “Fala, Duquesa!”, a colunista Maria Carolina Gontijo (Duquesa de Tax) critica a retórica e afirma que a tributação de empresas no Brasil é desforme e privilegiada.
- Lucros e dividendos são isentos.
- Regimes especiais favorecem algumas companhias.
A Duquesa ressalta que é mais fácil usar a retórica “nós contra eles” do que enfrentar problemas tributários complexos, como a falta de atualização da tabela do Imposto de Renda desde 2015.
Se a situação for ignorada, diz ela, será necessário lidar com as consequências no futuro.
A coluna é publicada todas as quintas-feiras às 9h30 e também tem versões em podcast, disponíveis no Spotify e Apple Podcasts.