HOME FEEDBACK

Economia está madura para redução da jornada de trabalho máxima, diz ministro

Ministro Luiz Marinho aponta que a economia brasileira está pronta para a redução da jornada de trabalho. Ele enfatiza a necessidade de um diálogo entre governo e Legislativo para promover um ambiente laboral mais saudável.

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, comentou sobre a possibilidade de redução da jornada máxima de trabalho no Brasil, afirmando que “a economia está madura” para isso.

As declarações foram feitas em uma sessão da Comissão de Trabalho na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 7. Marinho destacou a necessidade de diálogo entre empregadores e trabalhadores para encontrar um “patamar saudável”.

Atualmente, a jornada é de 44 horas semanais, e Marinho declarou que esse tempo é "um turno cruel", especialmente para as mulheres. Ele acredita que deve haver um processo gradativo rumo a uma jornada mais adequada.

O ministro expressou preocupação com problemas psíquicos gerados por jornadas longas e ambientes hostis de trabalho.

A proposta de redução da jornada foi também apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mencionou a necessidade de discutir a jornada de trabalho de 6 dias com 1 de descanso em um pronunciamento em abril.

Atualmente, a proposta está em tramitação no Congresso Nacional através de vários projetos, sendo o mais recente uma proposta de emenda à Constituição (PEC) protocolada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP).

Leia mais em infomoney