Economista da XP prevê Fed com foco na inflação, com expectativa de alta com tarifas
Economista aponta que a primeira reunião do Fed após o anúncio das tarifas de Trump será crucial para entender o impacto nas expectativas econômicas. Ele destaca a queda da confiança, mas também sinais de um investimento privado robusto no primeiro trimestre.
Em 2 de abril, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de importação, provocando um forte impacto no mercado, chamado de “dia da libertação”.
O economista da XP, Alexandre Maluf, participou do Morning Call e destacou que esta semana ocorre a primeira reunião do Federal Reserve (Fed) após o anúncio de Trump.
Maluf alertou que o comitê deve se concentrar nas consequências das tarifas sobre a confiança empresarial e do consumidor, que caíram significativamente, aumentando a expectativa de inflação.
Apesar disso, ele também observou que os dados do PIB e do mercado de trabalho nos EUA têm surpreendido, mostrando um investimento privado forte no 1° trimestre, com empresas se antecipando às tarifas.
O desemprego permanece baixo e as contratações estão em bom nível, sugerindo que a desaceleração não foi tão acentuada quanto esperado.
Maluf mencionou que o Fed tem “um mandato dual” e deve focar na inflação, que tem sido pressionada pelas novas tarifas. “É preciso medir o impacto das tarifas sobre a inflação”, finalizou.