Economistas cortam previsões para o PIB dos EUA após anúncio das novas tarifas de Trump
Economistas ajustam previsões e apontam que tarifas elevadas podem levar os EUA a uma recessão. PIB é cortado e inflação pode voltar a patamares alarmantes, afetando também a taxa de desemprego.
Economistas de Wall Street alertam sobre o risco de uma recessão nos EUA em 2023, impulsionada por novas tarifas comerciais.
A decisão do governo de Donald Trump de impor tarifas elevadas a países aliados, especialmente na Ásia e na União Europeia, pode fazer a inflação voltar aos níveis da pandemia de covid-19.
A Nomura Securities International cortou sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA para 0,6% este ano, aumentando a expectativa da inflação subjacente para 4,7%.
Já os economistas do Barclays projetam uma contração do PIB de 0,1%, com a inflação aumentando 3,7% e a taxa de desemprego subindo até o final do ano.
No início da semana, o Goldman Sachs elevou a probabilidade de recessão nos EUA de 20% para 35%, prevendo mais cortes de juros pelo Federal Reserve. O banco também reduziu sua previsão de crescimento do PIB de 2% para 1,5%.