Edinho coloca reeleição de Lula como prioridade do PT em manifesto
Edinho Silva destaca a reeleição de Lula como prioridade e convoca o PT a se reconectar com suas bases. Ele enfatiza a necessidade de atualização do partido para enfrentar os desafios da oposição e as novas dinâmicas da sociedade.
Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e candidato à presidência do PT, publicou um manifesto de sua candidatura nesta sexta-feira (28.mar.2025).
No documento, coloca como prioridade a reeleição do presidente Lula em 2026 e destaca um afastamento entre o partido e sua base de militância.
Edinho afirma: “Nosso maior desafio imediato é garantir a reeleição do presidente Lula, o que depende da nossa capacidade política e de gestão”. Ele alerta que “enfrentaremos uma oposição radicalizada, apoiada pelo fascismo”.
Ele propõe que o PT seja um motor político, não apenas um apoiador de governo, e que se atualize para as novas dinâmicas sociais e de trabalho.
Edinho reconhece que a trajetória do PT transformou a governança no Brasil, mas também traz desafios internos e contradições. Apesar do crescimento, houve um distanciamento das bases.
Ele enfatiza: “A hegemonia conquistada não se traduziu em uma hegemonia cultural e política duradoura. A ofensiva neoliberal e a extrema-direita ocuparam espaços que já foram nossos. Precisamos retomar esses espaços”.
No fim do manifesto, Edinho lista propostas para os próximos 10 anos do PT.