Editora celebra centenário de Rubem Fonseca com contos inéditos
Edição definitiva reunirá todos os contos de Rubem Fonseca, incluindo textos inéditos, em uma caixa especial disponível a partir de junho. A obra celebra os 100 anos do autor, que revolucionou a narrativa brasileira com suas histórias sobre violência e desigualdade social.
Editora Nova Fronteira anuncia edição definitiva com todos os contos de Rubem Fonseca (1925-2020) para o centenário do autor em 11 de maio de 2025.
A publicação incluirá 2 contos inéditos, encontrados pela filha Bia Corrêa do Lago, e estará disponível na Amazon a partir de 9 de junho, ao preço de R$ 399,90.
Esta é a primeira edição a reunir todo o trabalho de Fonseca, conhecido por sua narrativa direta e retratos da violência e desigualdade social.
Bia também prepara uma fotobiografia do pai para novembro, em parceria com a editora Capivara.
Rubem Fonseca faleceu em 15 de abril de 2020, no Rio de Janeiro, aos 94 anos. Durante sua vida, recebeu diversos prêmios, incluindo o prêmio Camões (2003) e o Prêmio Machado de Assis (2015), totalizando R$ 1,6 milhão em prêmios.
A edição trará 17 livros de contos já publicados, incluindo "Feliz Ano Novo", "O Cobrador" e "Lúcia McCartney". Os contos inéditos são “Natal” e “Arinda”, escritos 15 anos antes da estreia oficial do autor.
A caixa é composta por 3 volumes, cada um com prefácio de especialistas, como Vera Lúcia Follain de Figueiredo e Maria Antonieta Pereira.
O texto especial de Silviano Santiago analisará a importância da obra de Fonseca para a literatura brasileira.
Nascido em 11 de maio de 1925, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Fonseca mudou-se para o Rio de Janeiro quando criança e se formou em Ciências Jurídicas.
Seu primeiro livro, “Os Prisioneiros”, foi lançado em 1963. Ao longo da carreira, publicou 18 livros de contos, 13 romances e 1 livro de crônicas.