Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF
Fernando Sarney assume interinamente a presidência da CBF após decisão do TJ-RJ. A medida determina novas eleições e afasta toda a diretoria da entidade.
Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, é afastado
Nesta 5ª feira (15.mai.2025), Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
O vice-presidente Fernando Sarney foi nomeado interventor e assume interinamente. A decisão também destitui toda a diretoria da CBF.
O desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro ordenou que Sarney convoque novas eleições “o mais rápido possível”.
A CBF pode recorrer da decisão, mas está obrigada a realizar novas eleições neste momento.
Ednaldo já havia sido afastado em dezembro de 2023, mas retornou ao cargo após liminar do ministro do STF, Gilmar Mendes.
A medida foi tomada após Fernando Sarney protocolar um pedido ao STF, alegando que o acordo que assegurou a permanência de Ednaldo tinha uma assinatura falsificada, invalidando-o.
O pedido menciona a assinatura de Antônio Carlos Nunes De Lima, ex-presidente da CBF, como base para sua argumentação.
A disputa pela presidência da CBF já dura 3 anos e questiona a legitimidade da eleição de Ednaldo, que assumiu o cargo em 2022.
Fernando Sarney tem mandato até março de 2026 e após romper politicamente com Rodrigues, não participou da chapa reeleita.