Eduardo aponta Zucco para a Credn depois de anunciar que fica nos EUA
Luciano Zucco busca a presidência da Credn após a saída de Eduardo Bolsonaro. A mudança pode facilitar o acordo entre os partidos na Câmara e alterar dinâmica das comissões.
Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara dos Deputados, pleiteará a presidência da Credn (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional).
O convite veio de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que anunciou sua licença do mandato para ficar nos Estados Unidos, alegando perseguição pelo Judiciário brasileiro.
Zucco afirmou: “Como bom soldado que sempre fui, recebo a indicação do meu nome como uma missão a ser cumprida, a mais importante, diante do estado de coisas que vive o Brasil.”
A comissão é um ponto de embate entre o PT e o PL, dificultando a distribuição das comissões na Câmara. Lindbergh Farias (PT-RJ) acionou a PGR para tentar apreender o passaporte de Eduardo.
Com a saída de Eduardo, um acordo para a presidência da comissão está mais próximo. O anúncio surpreendeu a cúpula da oposição, que planeja uma nova estratégia sem a influência do sobrenome Bolsonaro.
Eis a íntegra da nota de Zucco:
“Recebi o convite do meu colega e amigo, deputado Eduardo Bolsonaro, para presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN). A indicação do meu nome também foi endossada pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, vou aguardar a definição da distribuição das comissões por parte da presidência da Câmara dos Deputados para que possa falar de forma oficial sobre o tema.”
“Deputado Federal Zucco (PL-RS)”
“Líder da Oposição na Câmara dos Deputados”