HOME FEEDBACK

Eduardo Bolsonaro critica detenção do advogado de Filipe Martins

Deputado defende advogado detido pelo STF e fala em violação das prerrogativas da advocacia. Sebastião Coelho foi preso por tumulto durante julgamento de Jair Bolsonaro sobre acusações de conspiração.

Deputado Eduardo Bolsonaro critica detenção de advogado pelo STF

Na terça-feira (25.mar.2025), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) expressou sua indignação pela detenção do juiz aposentado e advogado Sebastião Coelho pela Polícia Judicial do STF.

Coelho representa Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, denunciado pela PGR por planejar um golpe de Estado. Ele foi detido por tumulto durante um julgamento que decide se Jair Bolsonaro se tornará réu.

Em sua conta no X, Eduardo afirmou que a detenção é “um novo patamar de arbitrariedade” e uma “grave violação do Estatuto da Advocacia”. Segundo ele, enquanto membros de movimentos sociais tiveram acesso, os advogados de um co-réu foram banidos.

Eduardo, que pediu licença para buscar sanções contra violadores de direitos humanos nos EUA, prometeu denunciar essa detenção às autoridades norte-americanas.

Coelho foi detido após tentar entrar no plenário sem credencial e fazer ofensas aos presentes. A assessoria do STF declarou que ele foi detido por desacato e ofensas ao tribunal, e o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, autorizou a elaboração do boletim de ocorrência.

O julgamento, que se inicia nesta terça e se estende até quarta-feira (26.mar), analisa a acusação contra Bolsonaro e sete aliados por seu suposto envolvimento em um plano de golpe após as eleições de 2022.

Leia mais em poder360