Eduardo Bolsonaro se afasta do cargo de deputado federal e se muda para os EUA
Eduardo Bolsonaro anuncia licença do mandato para se mudar aos EUA e lutar contra perseguições. O deputado diz que ficará no exterior até que o ministro Alexandre de Moraes seja punido por abuso de autoridade.
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, anunciou seu afastamento do cargo de deputado federal para se mudar para os Estados Unidos.
No vídeo, ele explicou que está enfrentando perseguições e a possibilidade de prisão, alegando que isso é uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF):
” Se Alexandre de Moraes quer prender meu passaporte ou mesmo me prender para que eu não possa mais denunciar seus crimes nos EUA, então é justamente aqui que vou ficar e trabalhar mais do que nunca. Abdico temporariamente do meu mandato, irei me licenciar sem remuneração, para que eu possa me dedicar integralmente para que eu possa buscar as devidas sanções para os violadores dos direitos humanos”, afirmou.
Seu objetivo nos EUA será a luta pela anistia, e ele só retornará ao Brasil quando houver punições para Moraes por suposto abuso de autoridade.
A decisão de Eduardo gerou surpresa na liderança do PL na Câmara, que não esperava essa mudança. Luciano Zucco, do PL do Rio Grande do Sul, foi indicado para assumir seu lugar na Comissão de Relações Exteriores.
Eduardo destacou que seu cargo facilitava acessos a contatos internacionais e que já estava nos EUA quando deputados do PT solicitaram a apreensão de seu passaporte. A movimentação do PL é importante, pois o partido tem direito a duas comissões, incluindo a Comissão de Credenciamento, e o PT também mostrou interesse nessa comissão.
Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias