Eduardo critica Tarcísio por negociar com os EUA: “É um desrespeito”
Eduardo Bolsonaro critica Tarcísio de Freitas por negociar tarifas com os EUA. Ele afirma que sua presença nos Estados Unidos e a de seus aliados são mais eficazes do que os esforços do Itamaraty.
Deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) declarou, em 14.jul.2025, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o desrespeitou ao buscar uma solução para as tarifas de 50% impostas ao Brasil por Donald Trump.
Tarcísio recuou de sua posição inicial sobre o tarifaço e passou a defender uma solução negociada com os EUA, envolvendo “esforços conjuntos”. No dia 11.jul, ele se reuniu com a embaixada dos EUA em Brasília.
Eduardo afirmou que ele e seus aliados são mais eficientes nas negociações do que o Itamaraty. Em entrevista à Folha de S.Paulo, disse: “O Tarcísio tem que entender que o filho do presidente está nos Estados Unidos e tem acesso à Casa Branca.”
Ele ainda mencionou que o ex-presidente Jair Bolsonaro deu aval silencioso para a iniciativa de Tarcísio. A crise do tarifaço está prejudicando o plano presidencial do governador, visto como uma alternativa moderada da direita.
Sobre Tarcísio e Romeu Zema (Novo), Eduardo sugeriu que ambos recuaram após pressões. O tarifaço de Trump é uma resposta ao julgamento da tentativa de golpe de Estado em 2022 e é visto como pressão contra o STF.
Eduardo acredita que a única saída para o Brasil é um recuo de Alexandre de Moraes, afirmando que não se arrepende da ofensiva e que é “muito provável” que abra mão de seu mandato. Ele ainda afirmou que retornará ao Brasil apenas quando Moraes não tiver mais força para prendê-lo, considerando o exílio autoimposto como uma forma de proteção.