Efeito Trump: 'Este é um ótimo momento para reforçar o papel global do euro', diz chefe do FMI
Kristalina Georgieva destaca que é o momento ideal para o euro ganhar relevância no cenário financeiro global. Ela menciona a necessidade de superar obstáculos e aproveitar novas oportunidades de investimento na Europa.
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou que há uma oportunidade para fortalecer o papel do euro globalmente. Em declarações em Luxemburgo, ela disse:
— "Há uma grande oportunidade para o euro desempenhar um papel maior." A necessidade de ativos seguros e a escassez desses ativos são fatores que contribuem para isso.
Georgieva destaca que sua visão é apoiada por líderes como Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, que incentivam a Europa a transformar a retórica de Donald Trump sobre comércio e instituições dos EUA em uma vantagem.
Além disso, o presidente do banco central da China defendeu a dependência de um sistema financeiro global multi-moeda.
Apesar das oportunidades, Georgieva reconhece desafios, como:
- Fragmentação regulatória
- Falta de um mercado de capitais profundo
- Mercado interno incompleto
- Custos elevados de energia
Entretanto, ela acredita que esses obstáculos podem ser superados. Uma economia europeia mais dinâmica poderia atrair mais investimentos em ações e empresas inovadoras.
Ela concluiu, ressaltando que com os crescentes gastos em defesa e integração do sistema energético da UE, há uma oportunidade concreta para o crescimento de ativos em euro e que existe um interesse significativo dos investidores na Europa.