Egito e Catar trabalham em plano para libertar todos os reféns em troca de cessar-fogo em Gaza
Novo plano de mediadores árabes busca encerrar a guerra em Gaza em troca da libertação de reféns. Discussões incluem desarmamento do Hamas e a criação de um governo palestino sob supervisão internacional.
Mediadores do Egito e do Catar estão elaborando um novo plano para a libertação de reféns em troca do fim da guerra em Gaza e da retirada das forças israelenses da Faixa.
Funcionários árabes, que falaram sob condição de anonimato, afirmam que as negociações contam com o apoio de grandes monarquias árabes do Golfo, preocupadas com uma possível desestabilização regional.
O plano, ainda não finalizado, aborda o destino das armas do Hamas. Israel exige desarmamento completo, enquanto o Hamas rejeita isso. Está sendo discutido um “congelamento de armas”, permitindo que o Hamas mantenha seus armamentos sem uso.
O plano também prevê que o Hamas renuncie ao poder em Gaza. Uma comissão palestino-árabe administraria a região até a criação de um novo governo com uma força policial treinada por dois aliados dos EUA.
A Autoridade Palestina, apoiada pelo Ocidente, ainda não teve seu papel definido neste contexto.
Um funcionário do Hamas confirmou a consciência sobre os esforços mediadores, mas não forneceu detalhes.
Com informações de Estadão Conteúdo e Associated Press
Publicado por Fernando Dias