HOME FEEDBACK

Egito está pronto para participar de força internacional para Gaza sob mandato da ONU, diz ministro das Relações Exteriores

Egito oferece apoio para força internacional em Gaza sob condições políticas. Proposta de cessar-fogo é aceita pelo Hamas, mas situação no território continua crítica.

Egito se diz "pronto" para se unir a força internacional em Gaza

O chanceler egípcio, Badr Abdelatty, afirmou que o país está preparado para contribuir com uma força internacional em Gaza, após o Hamas aceitar uma nova proposta de cessar-fogo.
A condição é que a força tenha mandato claro do Conselho de Segurança da ONU e uma perspectiva política.

Durante coletiva com o primeiro-ministro palestino, Mohamed Mustafa, em Rafah, ele enfatizou que “sem uma perspectiva política, seria insensato posicionar forças” na região.

O Egito também busca a unidade palestina sob a liderança da Autoridade Palestina, que perdeu controle da Faixa de Gaza para o Hamas em 2007.

Abdelatty acrescentou que o Egito está “disposto a contribuir com qualquer esforço internacional” em prol da criação de um Estado palestino.

A proposta de cessar-fogo foi apresentada ao Hamas e aceita, mas até o momento, esforços de mediadores como Egito, Catar e Estados Unidos não resultaram em um cessar-fogo duradouro na região, que enfrenta uma crise humanitária severa, segundo a ONU.

*Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan