Eleições na Bolívia: conheça Rodrigo Paz e Jorge Quiroga, candidatos que estão no 2º turno
Bolívia enfrenta um momento decisivo com o 2º turno da eleição presidencial, que reunirá duas candidaturas de direita após duas décadas de governos de esquerda. A alta inflação e a crise econômica recente contribuem para a rejeição do eleitorado ao partido no poder, o MAS.
A Bolívia definirá em 19 de outubro seu próximo presidente em uma disputa inédita entre duas candidaturas de direita.
O senador Rodrigo Paz enfrentará o ex-presidente Jorge Quiroga no 2º turno, após liderar a votação do primeiro turno em 17 de outubro.
Essa disputa histórica ocorre após 20 anos de governos de esquerda do Movimento Ao Socialismo (MAS), refletindo a rejeição do eleitorado ao partido, associado à crise econômica do país, que inclui escassez de dólares e uma inflação anual de quase 25%.
Rodrigo Paz, de 57 anos, é economista e filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora. Nascido na Espanha, é senador por Tarija e pretende implementar medidas econômicas para classes médias e baixas. Seu vice, Edman Lara, reforça a imagem de combate à corrupção.
Jorge Quiroga, de 65 anos, é engenheiro e ex-vice-presidente. Conhecido como "Tuto", já disputou a presidência anteriormente, mas agora tem maior chance. Sua plataforma inclui reduzir o déficit fiscal e privatizar empresas públicas.
Esse cenário marca o fim do período de liderança do MAS, iniciado por Evo Morales, que governou a Bolívia por quase 14 anos.