HOME FEEDBACK

Eleito, Edinho agradece apoio de Lula e diz que unificará o PT

Edinho Silva assume a presidência do PT com a missão de unificar a legenda e enfrentar os desafios internos. O novo líder destaca a importância do diálogo e da construção coletiva para fortalecer o partido.

Edinho Silva, eleito presidente do PT em 7 de julho de 2025, agradeceu o apoio do presidente Lula e enfatizou a unificação da sigla.

Ex-prefeito de Araraquara (SP) e representante da corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), Silva afirmou: “Vou conduzir o partido como presidente de todas as correntes do PT.”

Sobre conflitos internos, ele declarou que esses debates são naturais e importantes: “Trabalharei incansavelmente pela unidade.”

As parciais do pleito mostraram 342.294 votos até o momento, sem incluir as urnas de Minas Gerais, que vota no dia 13 de julho.

Edinho Silva foi prefeito de Araraquara por 2 mandatos e ministro da Secom no governo Dilma. Ele agora deve unir as diversas legendas de esquerda que apoiaram Lula no 2º turno de 2022.

O Diretório Nacional do PT adiou as votações em Minas Gerais devido a uma decisão judicial sobre a candidatura de Dandara Tonantzin, inicialmente impugnada por inadimplência. Após comprovação de erro, o Tribunal de Justiça habilitou Dandara a concorrer, mas o partido anunciou que não seria possível inserir seu nome nas cédulas a tempo.

Leia mais em poder360