Eletrobras começa a receber pedidos por voto múltiplo na eleição ao conselho de administração
Acionistas da Eletrobras formalizam pedido para voto múltiplo na eleição do novo conselho. Companhia aguarda adesão mínima de 5% das ações para divulgar a solicitação.
A Eletrobras começou a receber pedidos de acionistas para a adoção do voto múltiplo na eleição de seu novo conselho, marcada para 29 de abril. Acionistas com mais de 5% dos votos devem formalizar o pedido, mas até o momento, isso não ocorreu.
O voto múltiplo permite que os votos sejam multiplicados pelo número de candidatos, aumentando a participação de acionistas com posições menores.
Na última quinta-feira, 10 de abril, dez acionistas (cinco fundos e cinco pessoas físicas) formalizaram o pedido. Os fundos envolvidos incluem Geração L. Par, Tempo Capital, RPS, Clave, e Solana, além dos acionistas Hagop Guerekmezian e família.
Os acionistas solicitam que a carta seja divulgada por meio de aviso aos acionistas e publicada na área de relações com investidores da Eletrobras. Fontes afirmam que a companhia espera até que o percentual de requerentes atinja 5% para considerar a divulgação obrigatória.
A carta argumenta que, mesmo que a soma das ações não atinja 5%, a divulgação é importante para mobilizar mais acionistas.
O conselheiro Marcelo Gasparino criticou o processo de eleição em sua conta no Linkedin, compartilhando o documento para promover equidade entre candidatos.
Por fim, a administração da Eletrobras divulgou que a adoção do voto múltiplo não deverá impactar o resultado final da eleição.