HOME FEEDBACK

Elevação da mistura de etanol na gasolina será avaliada na 4ª feira

CNPE irá decidir sobre aumento na mistura de etanol na gasolina e biodiesel no diesel. Medida visa reduzir a dependência de importações e fortalecer a produção interna, em meio à crescente tensão no Oriente Médio.

CNPE votará proposta de aumento da mistura de etanol na gasolina na próxima quarta-feira, dia 25 de junho de 2025.

O percentual da mistura passará de 27% para 30%, enquanto a mistura de biodiesel no diesel irá de 14% para 15%.

A tensão no Oriente Médio pode favorecer a aprovação da medida. O Parlamento do Irã aprovou o fechamento do estreito de Ormuz, principais rotas de exportação do Golfo Pérsico.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou que a mudança ajudará o Brasil a reduzir a dependência de gasolina importada e fortalecer a produção de biocombustível.

Silveira anunciou, em março de 2025, o plano para aumentar a mistura. Ele previu que o país seria independente de importações de combustíveis fósseis pela 1ª vez desde 2010, podendo resultar em uma redução de até R$ 0,13 por litro.

Em 2024, o Brasil importou 760 milhões de litros de gasolina. Com a nova mistura (E30), a demanda por etanol deve aumentar em 1,5 bilhão de litros por ano.

A rota de Ormuz entrega de 20% a 30% da demanda global de petróleo. A decisão final cabe ao Conselho de Segurança do Irã e ao aiatolá Ali Khamenei.

A recomendação do Legislativo iraniano ocorreu após um bombardeio das instalações nucleares do país pelos EUA, que pode impactar a inflação global e aumentar o preço do petróleo no mercado internacional.

Leia mais em poder360