Elevar arrecadação com aumento de impostos 'está cada vez mais complicado', diz Tebet
Ministra do Planejamento ressalta a dificuldade de aumentar impostos e defende revisão de isenções fiscais. Ela destaca que o Brasil enfrenta um cenário de alta carga tributária e busca alternativas para equilibrar as contas públicas.
Ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou em audiência na Comissão Mista do Orçamento (CMO) que aumentar impostos para equilibrar as contas públicas está "cada vez mais complicado".
Segundo ela, o Brasil é um dos países que mais cobra impostos no mundo, e a cobrança é injusta em relação à igualdade entre os contribuintes.
- Tebet mencionou que é possível aumentar impostos de quem não paga, mas alertou que os que já contribuem não podem suportar mais encargos.
- Sobre a crise entre Executivo e Congresso em relação ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a ministra destaca a importância do diálogo.
- A disputa atual está sendo mediada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
- Tebet defendeu o corte linear em programas de isenção fiscal, conforme sugerido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta.
- O volume de isenções representa uma perda de arrecadação estimada em R$ 580 bilhões.
- Ela acredita que é possível gerar uma economia de R$ 20 bilhões com a revisão de programas que não atendem ao interesse público.
Leia mais em
o-globo