“Em 60 dias, os preços começam a cair no supermercado”, diz Tebet
Ministra destaca que medidas do governo visam reduzir preços dos alimentos e garantir crescimento econômico. Ela prevê queda nos preços em até 60 dias, impulsionada por uma safra forte no agronegócio.
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, afirmou que os preços dos alimentos devem baixar em até 60 dias devido às medidas do governo federal.
A declaração foi feita durante o programa “Bom Dia, Ministra”, da EBC, na 3ª feira (25.mar.2025).
Tebet explicou que a alta de preços se deve a fatores como mudanças climáticas e quebras de safra em outros países. Ela destacou que os produtos que mais aumentaram são o ovo e o café.
"Na safra do ano que vem teremos alívio", afirmou. O agronegócio registrou força e pode contribuir para o crescimento do PIB, geração de empregos e redução de preços.
A ministra ressaltou que o governo está adotando "as medidas certas" para evitar que os preços sejam segurados, pois isso poderia causar explosões futuras. Ela acredita que em 60 dias, os preços nos supermercados começarão a cair.
Entre as medidas, estão alterações na comercialização de produtos, como o ovo, permitindo a apresentação de selos locais em vez de um selo nacional.
Tebet mencionou que os Estados podem colaborar para reduzir os preços, sugerindo isenção de ICMS na cesta básica por um período limitado, apesar de restrições orçamentárias.
Com informações da Agência Brasil.