Em baixa no Nordeste, Lula faz vídeo para região com música de São João
Lula lança vídeo publicitário para promover o Nordeste em meio à queda de popularidade. A campanha destaca programas do governo enquanto a aprovação regional ainda é superior à média nacional.
Presidente Lula divulga propaganda no Nordeste
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) postou, nesta quinta-feira (19.jun.2025), um vídeo promocional no X com uma versão da música “Festa Junina” de Dominguinhos. O refrão foi adaptado para: “Olha o Nordeste é muito bom, o Nordeste é bom demais”.
O vídeo, produzido pela Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), destaca programas que Lula considera suas “marcas” do 3º mandato, como Minha Casa, Minha Vida, Luz do Povo e Farmácia Popular.
Aprovação em queda
Segundo a pesquisa PoderData, realizada entre 31 de maio e 2 de junho, a desaprovação ao governo Lula subiu para 56%, enquanto a aprovação caiu de 41% para 39%.
No Nordeste, tradicional reduto do PT, apenas 47% dos eleitores aprovam o governo, e 49% desaprovam. Mesmo com esses números negativos, essa é a melhor performance entre as regiões.
Controvérsia sobre a seca
No evento de entrega do Ramal do Apodi (28.mai), Lula fez comentários polêmicos sobre a seca, afirmando que “Deus deixou o sertão sem água porque sabia que ele chegaria ao Palácio do Planalto”, o que gerou críticas de opositores.
- Senador Rogério Marinho (PL-RN) chamou a fala de Lula de “surto messiânico”.
- Ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo-PR) também criticou o discurso.
- Senador Sergio Moro (União Brasil-PR) mencionou a “mania de grandeza” do presidente.
- Deputado André Fernandes (PL-CE) sugeriu que Lula e sua esposa, Janja da Silva, competem em falar “besteiras”.