HOME FEEDBACK

Em carta a Trump, Ibaneis exalta segurança do DF e critica ‘falta de diálogo’ do governo Lula

Governador responde às declarações de Trump sobre a violência em Brasília, destacando dados que contradizem a afirmação do presidente americano. Ibaneis Rocha ressalta conquistas em segurança pública e critica a falta de diálogo entre os países.

Gov. Ibaneis Rocha do Distrito Federal enviou carta ao presidente dos EUA, Donald Trump, em resposta a declarações que chamaram Brasília de “capital violenta”.

A reação ocorreu após Trump usar Brasília como exemplo negativo ao decretar intervenção federal na segurança de Washington D.C., alegando que a criminalidade na cidade supera a de outras capitais perigosas, como Bogotá e Cidade do México.

Trump citou uma taxa de 13 homicídios por 100 mil habitantes em Brasília. No entanto, dados da Secretaria de Segurança Pública do DF mostram uma taxa de apenas 6,9, uma das menores do país. Em comparação, Washington tem 41 homicídios por 100 mil habitantes.

Na carta, Ibaneis atribuiu a “percepção equivocada” à falta de diálogo e criticou a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele destacou que sua administração tem focado em “resultados concretos” na segurança pública, com a maior redução de homicídios em 48 anos.

São algumas medidas adotadas:

  • Contratação de 5.000 servidores para segurança;
  • Ampliação dos pontos de monitoramento eletrônico;
  • Programas de integração comunitária.

Ibaneis também mencionou ações sociais, como o Plano Distrital para a População em Situação de Rua, e iniciativas de segurança participativa, como os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), ressaltando um modelo “livre de vieses ideológicos”, com foco em “lei e ordem”.

Leia mais em jovem-pan