HOME FEEDBACK

Em carta a Trump, Ibaneis rebate que Brasília seja 'capital violenta' e critica governo Lula

Ibaneis Rocha defende Brasília contra críticas de Donald Trump e destaca baixos índices de criminalidade na capital. Governador também critica o governo federal e propõe diálogo para melhorar relações com os EUA.

Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), enviou carta ao presidente dos EUA, Donald Trump, após este incluir Brasília na lista de “capitais violentas” do mundo.

No documento, Ibaneis rebate a afirmação de alta criminalidade na capital brasileira e critica o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A relação entre Trump e Lula está tensionada devido à tarifa de 50% imposta ao Brasil e sanções contra autoridades brasileiras por conta do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Trump fez a declaração ao anunciar a intenção de federalizar a polícia em Washington. Na carta, Ibaneis argumenta que a informação sobre Brasília é equivocada.

Segundo o Atlas da Violência, Brasília tem uma taxa de homicídio de 6,9 a cada 100 mil habitantes, um dos menores índices do Brasil.

Ibaneis destacou que seu governo de centro-direita foca em resultados concretos em segurança pública, em contraste com o governo federal de esquerda.

Além disso, Ibaneis se oferece para ajudar nas negociações entre os dois países, buscando mitigar os impactos das tarifas americanas nas exportações brasileiras. Ele defende um dialogo pragmático nas relações internacionais.

Leia mais em valoreconomico