Em caso de golpe ou fraude no Pix, cliente poderá contestar direto em app de banco; veja como
Usuários do Pix poderão contestar fraudes diretamente pelos aplicativos bancários, facilitando o processo de devolução. A nova funcionalidade, que entra em vigor em 1º de outubro, visa aumentar a segurança das transações e acelerar a restituição de valores.
Nova funcionalidade do Pix: A partir de 1º de outubro, usuários poderão contestar transações diretamente pelos aplicativos bancários, de forma 100% digital. A medida foi determinada pelo Banco Central.
O objetivo é aumentar a segurança do sistema e agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente.
As contestações são válidas para fraudes, mas não para erros de digitação ou desacordos comerciais. Por meio do aplicativo, o usuário pode acompanhar o andamento do pedido de devolução.
Funcionalidades disponíveis:
- Registrar contestações de transações realizadas nos últimos 80 dias;
- Consultar pedidos já feitos e seu andamento;
- Cancelar pedidos, com confirmação de certeza.
Os bancos devem informar regras e etapas do processo aos usuários, incluindo prazos para devolução e orientações sobre documentação adicional. O prazo para restituição é de até 11 dias após aceitação da solicitação.
A instituição monitorará a conta do recebedor por até 90 dias caso os recursos não estejam disponíveis para devolução, e notificará o recebedor sobre o bloqueio da conta.
Em caso de problemas técnicos ao registrar uma contestação, o usuário será informado imediatamente. Se a devolução for negada, orientações sobre como proceder serão fornecidas.
Caso a situação não esteja coberta pelo mecanismo do BC, o usuário será orientado a tentar a devolução diretamente com o recebedor.