Em encontro com Xi, Putin afirma que relação entre países chegou a nível 'sem precedentes'
Putin e Xi Jinping destacam a cooperação entre Rússia e China em meio a novos desafios globais. Durante a visita, os líderes assinam mais de 20 acordos para fortalecer parcerias em diversas áreas estratégicas.
Relações Rússia-China atingem nível "sem precedentes", afirma Vladimir Putin em encontro com Xi Jinping em Pequim, nesta terça-feira (2).
Putin está na China para participar de eventos, incluindo a cúpula da Organização para Cooperação de Xangai e as celebrações dos 80 anos da vitória na Guerra de Resistência contra o Japão.
A visita é uma devolutiva da viagem de Xi a Moscou em maio, onde comemoraram o Dia da Vitória sobre os nazistas. Putin afirmou que ambos os países estão unidos na luta contra o fascismo.
Durante a reunião, Xi propôs a Iniciativa de Governança Global para enfrentar novos desafios globais. Ele ressaltou que a relação entre Rússia e China é um modelo de resistência às mudanças internacionais.
Os líderes assinaram mais de 20 acordos em áreas como energia, inteligência artificial e saúde. O conteúdo dos acordos não foi divulgado.
Além de Putin, Xi se reuniu com diversos outros chefes de Estado participantes do desfile militar, destacando a presença significativa de líderes asiáticos, reforçando a influência de Xi em um momento de tensões com os EUA.