Em evento com Galípolo, senador fala sobre voto impresso e defende blockchain nas urnas
Senador Carlos Portinho defende a discussão aberta sobre voto impresso e blockchain para segurança das urnas eletrônicas. Ele destaca a importância da inovação digital nas políticas públicas e menciona projetos tecnológicos do Banco Central.
Senador Carlos Portinho (PL-RJ) destacou a importância de discutir temas como Drex e voto impresso sem tabus.
A afirmação ocorreu durante o evento Blockchain Rio 2025, com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Portinho, que é do mesmo partido que Jair Bolsonaro, defendeu a segurança nas urnas eletrônicas através da tecnologia blockchain: “Por que não falar de inserir blockchain para segurança das urnas eletrônicas?”
Ele enfatizou a necessidade de discutir abertamente esses assuntos e a importância de soluções digitais para políticas públicas.
Além disso, Portinho reafirmou a independência do BC e a exploração de novas tecnologias, citando Drex como um projeto que merece mais debate.
Ele também mencionou um projeto de lei do deputado Eros Biondini (PL-MG), que propõe a criação de uma reserva estratégica de bitcoin no Brasil, com uma audiência pública agendada para o dia 20 de agosto.