HOME FEEDBACK

Em evento oficial, lula usa boné ‘Brasil é dos brasileiros’ e ataca Bolsonaro e filho

Lula critica a família Bolsonaro durante evento e defende a soberania brasileira em resposta às tarifas de Trump. Ministros também atacam aliados dos ex-presidentes, destacando a defesa do Brasil.

Presidente Lula critica clã Bolsonaro em evento oficial em Linhares (ES) nesta sexta-feira, 11. Durante a cerimônia de apresentação do Novo Acordo Rio Doce, chamou Jair Bolsonaro de “a coisa” e debochou de Eduardo Bolsonaro.

A estratégia do governo é culpar a família Bolsonaro pela tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre produtos do Brasil. Lula disse: “Aquela coisa covarde que preparou um golpe neste país... mandou o filho dele para os EUA pedir para o Trump fazer ameaça.”

O presidente questionou a postura de Bolsonaro sobre o processo no STF: “Que tipo de homem é esse que não tem vergonha de enfrentar o processo de cabeça erguida?”. Ele afirmou que Bolsonaro será julgado e, se culpado, irá para a cadeia.

Lula não foi absolvido de seus processos, mas suas condenações foram anuladas pelo STF após o caso "Vaza Jato". Ele insinuou que Trump teria sido preso no Brasil pelo episódio do Capitólio.

A cerimônia anunciou o pagamento de R$ 3,7 bilhões em indenizações a 22 mil pescadores e 13,5 mil agricultores familiares afetados pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG).

Ministros também atacaram adversários políticos. Rui Costa, da Casa Civil, disse que bolsonaristas que apoiaram Trump são “traidores da pátria”. Jorge Messias, advogado-geral da União, elogiou Lula, afirmando que ele pensa primeiro nos brasileiros.

"O Brasil é dos brasileiros", reiterou Messias, celebrando o acordo feito para ajudar os afetados pelo desastre de Mariana.

Leia mais em infomoney