Em Haia, Zelensky avalia reunião com Trump como ‘longa e substancial’
Zelensky e Trump discutem estratégias para um cessar-fogo na Ucrânia. Presidente ucraniano destaca apoio americano em busca de paz e nova ajuda militar.
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, teve uma reunião em Haia com o presidente dos EUA, Donald Trump.
Zelensky classificou o encontro como “longa e substancial” e destacou discussões sobre como alcançar um cessar-fogo e uma paz real, além de como proteger a população civil ucraniana.
No post em suas redes sociais, Zelensky declarou que foram abordadas todas as questões significativas e prometeu fornecer mais detalhes posteriormente.
Ele valorizou a atenção e a disponibilidade de Trump para ajudar na busca pela paz. Antes da reunião, Zelensky havia indicado que queria discutir a possibilidade de novas sanções aos russos e o envio de um novo pacote de ajuda militar dos EUA.
O governo anterior dos EUA enviava ajuda militar à Ucrânia como doação, enquanto Trump reafirmou, em coletiva de imprensa, que a reunião não poderia ter sido melhor e que espera um fim para a guerra.
Trump também mencionou que conversaria com o presidente russo, Vladimir Putin, para buscar soluções, citando a morte de 7.000 soldados na última semana de combate, caracterizando a situação como “uma loucura”.
*Com informações da EFE*