Em meio a tensão com EUA, Maduro promove embaixador a general; veja vídeo
Maduro promove embaixador a general em meio a tensões com os EUA. A medida visa reforçar a lealdade militar e consolidar o poder do regime venezuelano.
Nicolás Maduro promoveu Carlos Eduardo Martínez Mendoza, embaixador da Venezuela na Colômbia, ao cargo de general de divisão da reserva ativa da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB).
O anúncio foi feito pelo canal de Maduro no Telegram, com um vídeo da cerimônia. Mendoza é ex-embaixador na Argentina, nomeado em 2011 por Hugo Chávez, e participou de negociações com o grupo guerrilheiro ELN.
A promoção de militares para cargos civis, como embaixadas, reforça o controle do regime sobre a elite militar. Maduro mobilizou 15 mil agentes para segurança na fronteira com a Colômbia, alegando combate ao narcotráfico.
A mobilização de 4,5 milhões de membros da Milícia Nacional Bolivariana também foi anunciada, embora apenas 220 mil estejam treinados.
Os anúncios ocorrem em meio a tensões com os Estados Unidos. Na semana passada, três destróieres da classe Arleigh Burke foram enviados ao Caribe, mas retornaram devido a um furacão. Eles retomarão o deslocamento, acompanhados pelo USS Lake Erie, um cruzador da classe Ticonderoga, e o submarino USS Newport News.
Maduro declarou que "nenhum império tocará o solo sagrado da Venezuela" em um discurso na televisão durante um evento em Caracas.