HOME FEEDBACK

Em mês de ocupações, Lula deve fazer ao menos 3 atos com o MST

Lula se compromete a participar de eventos com o MST em abril, mês tradicional de protestos do movimento. Durante as ações, o presidente busca atender às demandas por reforma agrária e fortalecimento das negociações com o grupo.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja realizar ao menos 3 eventos com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em abril.

Este mês é tradicional de protestos do grupo, com ações ocorrendo em 47 cidades de 20 Estados, incluindo 28 novas ocupações de terra.

Lula deve visitar Acre e Rondônia no 24 de abril para entregas do governo e, no dia seguinte, participará do ato do programa Terra da Gente em Parauapebas, no Pará.

As agendas podem ser alteradas caso Lula decida comparecer ao velório do papa Francisco, que faleceu em 21 de abril de 2025.

O MST informou que, além dos atos e protestos, existem 5 ocupações de órgãos públicos ligados ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) para avançar nas negociações de desapropriação de áreas improdutivas.

Segundo o movimento, menos de 5.000 famílias foram assentadas desde o início do 3º mandato de Lula.

Ceres Hadich, da direção nacional do MST, destacou que 2025 tem sido um ano de jornadas para retomar a pauta da reforma agrária e pressionar o governo por entregas concretas.

O último ato de Lula com os sem-terra está previsto para 30 de abril, no Paraná. Hadich acredita que a atenção do presidente é fruto das negociações e das demandas do grupo.

Leia mais em poder360