Em Minas, Lula menciona Trump ao falar de economia e diz não ter 'medo de cara feia'
Lula defende crescimento econômico do Brasil e critica tarifas de Trump em evento em Minas. Governador de Minas, Romeu Zema, também foi alvo de indiretas durante a cerimônia.
Evento em Betim: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma cerimônia de inauguração em Minas Gerais, nesta terça-feira (11).
Lula referiu-se ao presidente americano Donald Trump ao comentar sobre a economia brasileira. Ele afirmou que "não adianta" Trump "gritar de lá" e que não tem "medo de cara feia".
O comentário foi feito no contexto das tarifas de importação que os EUA impuseram ao aço e alumínio brasileiros. Lula garantiu que a economia continuará a crescer e a inflação vai baixar:
- "Fizemos a maior política tributária que esse país já viu."
- "Queremos o Brasil para vocês."
O presidente criticou as medidas de Trump e está negociando para aliviar as tarifas aplicadas aos produtos brasileiros. Desde que Trump retornou à Casa Branca, Lula e ele não conversaram. Na última eleição, Lula apoiou Kamala Harris, opositora de Trump.
Interações com Zema: O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, estava presente no evento e houve troca de indiretas entre ele e Lula. Em janeiro, Zema criticou os vetos de Lula a programas de renegociação de dívidas, e Haddad, ministro da Fazenda, respondeu mencionando o aumento de salário de Zema durante as medidas de contenção de gastos.
O evento contou também com a defesa de Haddad e Lula por parte do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que atacou a gestão de Zema.