HOME FEEDBACK

Em nota, governo brasileiro diz que repudia ‘qualquer forma de violência política’ ao lamentar morte de Miguel Uribe

Governos expressam luto e solidariedade após a morte de Miguel Uribe Turbay. O senador colombiano, que estava em coma desde o ataque, era um importante nome da política local e pré-candidato à presidência.

O governo brasileiro manifestou seu pesar nesta segunda-feira (11) pelo assassinato do senador colombiano Miguel Uribe Turbay, que foi vítima de um atentado em Bogotá há dois meses.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores repudia "qualquer forma de violência política" e expressa condolências à família do senador, além de solidariedade ao povo e ao governo da Colômbia.

Uribe Turbay, de 39 anos, foi atacado a tiros durante um comício eleitoral no dia 7 de junho, tendo sofrido múltiplos disparos, incluindo dois na cabeça. Ele estava hospitalizado em estado crítico até seu falecimento na madrugada desta segunda-feira.

Filho da jornalista Diana Turbay, morta em 1991, e neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala, Miguel Uribe era pré-candidato nas eleições presidenciais de 2026. O legislador fez carreira como vereador e secretário de governo de Bogotá, tendo ingressado no Senado em 2022 com a maior votação pelo partido Centro Democrático, liderado pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

*Com informações da EFE

Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan