Em Paris, Janja participa de cúpula sobre nutrição e almoça com Brigitte Macron
Janja Lula da Silva participa de cúpula em Paris sobre nutrição e segurança alimentar. Primeira-dama destaca urgência no combate à fome e apresenta iniciativas brasileiras na área.
Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil, participou em Paris de uma cúpula internacional sobre nutrição, recebida por Brigitte Macron em um almoço no Palácio do Eliseu.
A cúpula, intitulada Nutrição para o Crescimento, discute o combate à fome a nível mundial durante dois dias.
Em sua fala, Janja comentou que, até o final do evento, milhares de crianças já teriam morrido por falta de alimentos e má nutrição, reforçando a urgência das iniciativas de segurança alimentar sob os governos de Lula e Dilma.
Apesar de não ter cargo formal, ela foi tratada como uma representante de Estado. O primeiro-ministro da França, François Bayrou, a mencionou em seu discurso de abertura.
A cúpula contou com a presença de poucas autoridades estrangeiras, como o rei do Lesoto, Letsie 3º, e o vice-presidente da Costa do Marfim, Tiémoko Meyliet Koné.
Contudo, está em discussão um parecer da AGU para definir a atuação institucional da esposa do presidente, em resposta a críticas.
Janja compartilhou sua agenda no Instagram, incluindo sua participação na cúpula e em recepções presidenciais.
O evento contou com a presença de ministérios como Saúde, Educação, Relações Exteriores e Desenvolvimento Social.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, enviou uma mensagem lamentando que o objetivo de eliminar a fome até 2030 pode não ser alcançado.
A cúpula, a quarta do gênero, ocorre em meio a uma crise de ajuda humanitária devido à suspensão de financiamento dos EUA para agências de combate à desnutrição.
Nos últimos anos, países que sediaram os Jogos Olímpicos se comprometeram a discutir a fome no ano seguinte, exceto o Brasil, que passou a cúpula para a Itália após os Jogos do Rio em 2016.